Informativo

Aberto edital de seleção para monitor(a) bolsista e voluntário(a) de SES 420 – 2023/2

Estão abertas as inscrições para 1 monitor(a) bolsista e 2 monitores(as) voluntários(as) na disciplina SES 420 – Pesquisa em Serviço Social. Os(as) estudantes selecionados(as) atuarão como monitores ao longo deste segundo semestre letivo.

Os(as) candidatos(as) serão avaliados(as) através de prova escrita, prova oral e análise do histórico escolar.
Prova escrita: 29/08/2023 (terça-feira) – 08:30h
Prova oral: 30/08/2023 (quarta-feira) – 14:00h

As inscrições vão até o dia 25/08/23 (sexta-feira), às 17:00h.
O local de realização das provas será informado por e-mail aos(às) candidatos(as).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

• BARROCO, M. Considerações sobre a ética na pesquisa a partir do Código de Ética profissional do
    Assistente Social.
  • CARLI, Ranieri. Fenomenologia e questão social: limites de uma filosofia. Campinas: Papel Social, 2013.
  • CHAUÍ, M. A atitude científica. In: Convite à filosofia.
  • GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Direitos sociais e competências profissionais. Brasília, CFESS/ABEPSS, 2009.
  • LOWY, M. O positivismo ou o princípio do Barão de Munchhausen. In: As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca Vida, 1987.
  • MARCONI, M; LAKATOS, E. Ciência e conhecimento científico. In: Fundamentos de metodologia cientifica. 5a ed. – São Paulo: Atlas 2003. MINAYO, M. O desafio da pesquisa social. In: Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 26 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
  • MORAES, Carlos A. A “viagem de volta”: significados da pesquisa na formação e prática profissional do Assistente Social. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 114, p. 240- 265, abr./jun. 2013.
  • MORAES, C; JUNCA, D; SANTOS, K. Para quê, para quem, como? Alguns desafios do cotidiano da pesquisa em serviço social. Serviço Social e Sociedade – São Paulo, n.103, p.453-452, jul./set.2010
  • MUNHOZ, A.; DINIZ,D. Cópia e pastiche: plágio na comunicação cientifica. In: Revista Argumentum, v.3, n.1, 2011.
  • NETTO, José Paulo. Introdução ao método na teoria social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
  • PRATES, J. A pesquisa social a partir do paradigma dialético-crítico: do projeto à análise do dado. In: Diversidade e estética em Marx e Engels, 2016.
  • TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Seguem abaixo os links para o edital, as referências bibliográficas e a ficha de inscrição:

Referências Bibliográficas

Departamento de Economia Doméstica