Corpo Docente

AMÉLIA CARLA SOBRINHO BIFANO – PROFESSORA TITULAR

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1986), graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa – FAVIÇOSA (2018), mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da UFMG (1999); área de concentração: Engenharia do trabalho e desenvolvimento de produto. Doutorado em Engenharia – Engenharia de Produção, grupo de pesquisa: TTO – Trabalho, Tecnologia e Organização, pela Escola Politécnica – USP (2007), com período sanduíche na França, no Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM.

E-MAIL: abifano@ufv.br

TELEFONE: (31)3612-7619

CURRÍCULO LATTES

CRISTIANE MAGALHÃES DE MELO – PROFESSORA ADJUNTA

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2002); especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e em Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (2008). É mestre em Medicina Veterinária – epidemiologia e controle de qualidade de produtos de origem animal, pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou/IRR- Fiocruz-MG (2020-2024).

E-MAIL: cristiane.magalhaes@ufv.br

TELEFONE: (31)3612-7611

CURRÍCULO LATTES

CRISTIANE MARIA NOBRE – PROFESSORA ADJUNTA

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).

E-MAIL: cristiane.nobre@ufv.br

TELEFONE: (31)3612-7604

CURRÍCULO LATTES

CRISTIANE NATALÍCIO DE SOUZA – PROFESSORA ADJUNTA

Graduada (1998) e Mestre (2003) em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Doutora (2018) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com doutorado sanduíche na Universidad Autónoma Metropolitana-Iztapalapa, México.  Presidente da Comissão de Ensino do DED e membro da Comissão Coordenadora do curso de Serviço Social/DED. Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da UFV, com experiência nos seguintes temas: Trabalho, Política Social e Políticas Públicas.

E-MAIL: cristiane.souza@ufv.br

TELEFONE: (31)3612-7615

CURRÍCULO LATTES

DANIELLA BORGES RIBEIRO – PROFESSORA ADJUNTA

Possui graduação em Serviço Social, mestrado e doutorado em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do grupo de estudos Fênix/UFES cadastrado no CNPq. Professora adjunta II do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui experiência em assuntos relacionados as políticas sociais, com destaque para a educação e saúde mental.

E-MAIL: daniellab.ribeiro@ufv.br

TELEFONE: (31)3612-7620

CURRÍCULO LATTES

JUNIA MARISE MATOS DE SOUSA – PROFESSORA ASSOCIADA

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2003), na linha de pesquisa “Avaliação de programas e projetos sociais”. É doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2009), na linha de pesquisa “Organização e dinâmica dos espaços agrário e regionais”. É pós-doutorada em “Qualidade de vida, redes sociais, reforma agrária e propostas metodológicas, no Programa de Pós Graduação em Economia Doméstica da UFV.

E-MAIL: junia.sousa@ufv.br

TELEFONE: (31)3612-7607

CURRÍCULO LATTES

KARLA MARIA DAMIANO TEIXEIRA – PROFESSORA TITULAR

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1994), Mestrado em Economia Familiar pela mesma instituição (1997) e PhD em Family and Child Ecology pela Michigan State University (2003), Estados Unidos. É Professora Titular do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, Pesquisadora 2 do CNPq desde o ano de 2007, e líder do grupo certificado de pesquisa do CNPq “Famílias, Políticas e Gênero”. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica no período de setembro de 2005 a janeiro de 2009 e de janeiro de 2013 a setembro de 2015. Foi Editora-Chefe da Oikos: Revista Brasileira de Economia Doméstica de 2003 a 2017. Suas pesquisas são relacionadas às temáticas violência doméstica e intrafamiliar, mulher e trabalho doméstico e remunerado, administração de recursos na família, responsabilidade social corporativa, inclusão social, geração de trabalho e renda, mercado de trabalho, e, envelhecimento.

E-MAIL: kdamiano@ufv.br

TELEFONE: (31)3612-7651

CURRÍCULO LATTES

KÉSIA SILVA TOSTA – PROFESSORA ADJUNTA

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado e doutorado em Política Social pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora no departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Experiência de estudo, pesquisa, extensão e trabalho na área de Serviço Social e Política Social, com ênfase em: Neoliberalismo; Contrarreforma do Estado; Fundo Público; Avaliação de Políticas Sociais; Política de Educação; Política de Assistência Social; Formação e atuação profissional.

E-MAIL:  kesia.tosta@ufv.br

TELEFONE: (31) 3612 7604

CURRÍCULO LATTES

MÁRCIA BARROSO FONTES – PROFESSORA ADJUNTA

Possui graduação e mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

E-MAIL: mbfontes@ufv.br

TELEFONE: (31)3612-7621/7602

CURRÍCULO LATTES

MARIANA COSTA CARVALHO – PROFESSORA ADJUNTA


Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), especializações em Gestão Pública Municipal e em Gestão Pública de Organizações da Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012, 2014), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012), doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Professora no curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, mercado de trabalho, autogestão e economia solidária.


E-MAIL: marianaccarvalho@ufv.br
TELEFONE: (31)3612-7612

CURRÍCULO LATTES

NEIDE MARIA DE ALMEIDA PINTO – PROFESSORA TITULAR

Possui graduação (1991) e mestrado (1995) em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. O doutorado foi desenvolvido em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Fez estágio de doutorado sanduiche junto ao Centre National de la Recherche Scientifique – Observatoire Sociologique du Changement sob orientação do prof. Serge Paugam (2000/2001) em Paris, França. Pós-Doutorado em Sociologia no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho em Portugal (2013).

E-MAIL: nalmeida@ufv.br

TELEFONE: (31)3612-7610

CURRÍCULO LATTES

RAÍSSA CRISTINA ARANTES – PROFESSORA SUBSTITUTA

Professora Substituta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa. Doutoranda em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Serviço Social na linha de pesquisa Serviço Social e Sujeitos Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Políticas Sociais e Gestão de Serviços Sociais. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente Assistente Social com vínculo efetivo, da Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Ervália – Minas Gerais.

E-MAIL: raissa.arantes@ufv.br

TELEFONE: (31) 3612-7611

CURRÍCULO LATTES

RITA DE CÁSSIA PEREIRA FARIAS – PROFESSORA ASSOCIADA

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Viçosa, graduação e mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Antropologia pela Unicamp. Professora associada da Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente com os temas: Questão social, direitos humanos, assistência social e políticas para crianças e adolescentes. Líder do grupo de pesquisa do CNPq “Questão social, direitos humanos e política social”. Editora Chefe do periódico Oikos: Família e sociedade em debate, desde 2018. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica.

E-mail: rcfarias@ufv.br

Telefone: (31)3612-7609

CURRÍCULO LATTES

SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA – PROFESSORA TITULAR

Graduação: Bacharelado e Licenciado em Economia Doméstica – UFV/1989; Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (Ergonomia de Projeto) – UFSC/1994-1999. Pós-Doutorado: Sealy Center on Aging (Minority Aging), University of Texas Medical Branch UTMB, TX-EUA/2011.

E-MAIL: sctmafra@ufv.br

TELEFONE: (31)3612-7614

CURRÍCULO LATTES


Endereço

Departamento de Economia Doméstica
Universidade Federal de Viçosa
Av. Peter Henry Rolfs s/n – Campus Universitário – CEP: 36570-900/Viçosa – MG

Telefone: (31) 3612-7618

E-mail: coordenacaosesufv@gmail.com

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados